sexta-feira, 31 de agosto de 2007

abrótea da fundura marinada na laranja

O nome está pomposo mas o peixe é feio que se farta .

O original da receita veio daqui .

Filetei o peixe e marinei-o no sumo de uma laranja temperado com uns quantos dentes de alho picados , sal e pimenta preta moída na altura .


Faz-se uma cama de cebola numa assadeira salpica-se de coentros picados e deita-se o peixe .Acrescenta-se uns camarões , mais uns coentros picados , azeite e a marinada anterior.Reguei com porto e para tirar o doce um pouco de whisky ( não tinha brandy , como é bom de vêr ).

Foi ao forno por 40 mns mais ou menos . Ficou assim :

É bom , diferente e recomenda-se .

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

gostosa

assim eu vou ao brasil e não volto

terça-feira, 28 de agosto de 2007

aveludado de cenoura


Esta é daquelas que estava no baú das recordações.
Refogue uma cebola com dois dentes de alho em azeite num tachito.
Junte-lhe 4 ou 5 cenouras e 3 batatas descascadas e cortadas grosseiramente.Sal a gosto.
Acrescente cerca de 1 litro de água e deixe cozer .
Passe pela varinha mágica e sirva com um ovo cozido picado.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

parabéns andréa



conta muitos , comigo ao lado .
beijos

sábado, 18 de agosto de 2007

Homer Simpson For President

Eu voto sim . E vocês ?

terça-feira, 14 de agosto de 2007

queijadinhas

Gosto tanto disto e é tão fácil de fazer , a única chatice é untar 18 forminhas .

Esta é 1/2 receita :

2 ovos
1/2 litro de leite
50g de manteiga ou margarina
125g de farinha
350g de açúcar

Junta-se o leite com o açúcar, depois os ovos inteiros e bate-se bem.
Depois a manteiga derretida e por fim a farinha.
Verte-se nas forminhas e vai ao forno , 180 graus , por 30 a 40 mn.
Parece que estão cruas mas não estão.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
ps. esta receita foi tirada do petiscos , mas já nem sei de quem .
um beijo e obrigado a quem a postou

domingo, 12 de agosto de 2007

mousse de maracujá

a sara do petiscos diz que a receita foi tirada duma lata de polpa de maracujá

eu acredito que sim , mas aqui fica a receita:

uma lata de polpa de maracujá
cinco folhas de gelatina
500 ml de natas
uma lata de leite condensado

bata as natas com o leite condensado , depois de demolhadas as folhas de gelatina leve-as ao lume com a polpa de maracujá até derreterem .
junte tudo e leve ao frigorífico até endurecer o preparado
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

festival da sardinha



portimão está em grande . vale a pena vir cá.
3 a 12 de agosto

domingo, 29 de julho de 2007

pastel de nata familiar


mesmo com este calor estava-me a apetecer fazer isto
a base é uma massa folhada fresca do carrefour
o recheio é clássico porque já o vi em montes de sítios
6 colheres de sopa bem cheias de acucar
1 1/2 colher de sopa bem cheia de farinha maizena
4 gemas
500 ml de leite
raspa de um limão
bate-se o açúcar com as gemas , junta-se a maizena e por fim o leite com a raspa de limão . Vai ao forno por 45 minutos até tostar

sexta-feira, 20 de julho de 2007

salada de polvo



Pegue um polvo de 1,5 kgs e ponha-o a cozer na panela de pressão .
Eu costumo pôr um pouco de sal a mais , gosto dele salgadinho .
Deixe cozer por 45 minutos.
corte em rodelinhas e tempere generosamente com azeite ,vinagre e
salsa ou coentros.E muita cebolinha e alho picadinhos .
Como eu não gosto da pele esfrego-o e ela sai fácilmente.
Uma boa solução para os dias mais quentinhos ...